quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Defendendo a classe!

Hoje eu resolvi ser legal e dedicar algumas palavras à classe dos profissionais irregulares, não menos dispensáveis, os designers. Em verdade eu sinceramente não sei o que o designer faz, seja ele o de moda, o industrial, o de interiores enfim, pra mim eles fazem “desenho”, sem ofensas, mas é verdade, no meu vasto conhecimento em arte, eles apenas fazem desenhos/símbolos mais elaborados. Porém, como eu disse, eu não sei bulhufas.

Interessante que eu estava há alguns dias atrás em uma reunião social, a qual envolveu alguns figurantes de tempos boêmios antigos, um pouco de pão, alho, carne e álcool e uma amiga estava divagando para nós, nos desabafos que eu tenho quase certeza que são impulsionados pelo álcool, reclamando que ninguém reconhece a classe do “desenhista industrial”, nem a própria classe (hahahaha pasme!), que ela atendeu a um pedido de determinado cliente, mas o dito resolveu escolher o trabalho do outro colega, um arquiteto... entre outros bla bla blas.

Ou seja, além da clientela achar o designer desnecessário, quando o contrata pensa que o coitado faz caridade e deseja pagar apenas um valor simbólico, nunca aceita o trabalho do jeito, como posso dizer, tecnicamente correto e, como se não bastasse, ainda tem que concorrer com o arquiteto, o engenheiro ou aquele seu amigo que “desenha” bem, todos metidos a designers. Sim, porque a pessoa que passa quatro anos estudando, fazendo a faculdade especifica, analisando tipos de linhas, cores e demais “rabiscos técnico-padrão” e não sabe o que está fazendo. É claro!

É a mesma coisa que contratar um mestre de obras, ao invés de um engenheiro civil para realizar o projeto da sua casa! É tudo igual mesmo.

Resumindo, eu só gostaria de dizer, mais uma vez, que eu realmente não sei o que vocês fazem (tecnicamente falando), mas eu sei que vocês são necessários. Valorizem, portanto, a categoria. Abram um pouco a mão. E por favor (designers) regularizem a categoria né!

Obs.: o espaço aqui no blog está aberto caso algum(a) designer queria nos esclarecer, de modo compreensível e objetivo, é claro, sobre o que vocês “desen...volvem”.

* Viviz, isso é pra você ver que quando eu te chamo de “desenhista” é tudo na brincadeira mesmo ta? Muah!

3 comentários:

ViviZ disse...

Bitch K módafócka do meu coração.


ATENÇÃO PRA AULA:
O design na verdade é trabalhar a forma e função dentro de um conceito, considerando a estética daquilo, sabe? Bem lindo! Então quando a maioria das pessoas IGNORANTES DE MERDA acham que você fez um desenhinho pra uma marca, elas não entendem que vc fez um estudo de elementos, de ergonomia, de psicodinamica de cor, de desconstrução de forma, de conceituação, de tipografia, de fotografia, e de tudo mais que faz aquela meleca fazer sentido e não ser só bonitinha. São detalhes que ninguem presta atenção, mas fica incomodado quando falta.
Por exemplo. A gente é responsável por você pegar um livro e conseguir ter uma leitura mais dinâmica pq ele tem margem externa suficiente pra vc por seu dedão lá e segurar o livro sem tampar o texto, e a margem interna menor que aproxima as duas manchas pra leitura ser mais linear. A gente é responsável por você chegar no mercado e saber que determinado tipo de shampoo é pro seu tipo de cabelo só de olhar pra ele. Quando você chega numa banca de revista e sabe na hora qual revista é pra você, garota rica e phyna e qual revista é de ralé. Ou agora com essa lei ai de cidade limpa. A gente morre de testar meios, tintas, acabamentos, materiais, e maneiras de fazer a sua fachada brilhar com apenas 1,5m e utilizando muito mais que uma simples plaquinha de lona. Entende meu bem? Nosso trabalho consiste em detalhes, no conforto visual, na modernidade, dar identidade, fazer com que o público se identifique com aquilo, em diferenciar um de todo o resto. É chique, digno, e é essencial.

Aí vc faz lá seu estudo de público de referencia visual, de caracteristica e objetivos do cliente, de material de cu, bunda e varal, faz um logo, fachada, whatever mega tchans que aumenta a venda do seu produto em 30% E O FILHO DA PUTA NAO QUER TE PAGAR PORQUE ACHA QUE SEU TRABALHO É DESNECESSÁRIO. É claro que a nossa crasse fica revoltada né meu bem. Pq além de tudo, vc ainda tem que conciliar criente metido a besta que acha que tem ideias geniais e quer pq quer que vc as coloque no projeto, ou quando vc faz tudo isso, sabe que o negócio tá bom, apresente pro criente e ele diz que não gostou, aí vc tem que fazer isso de novo, e de novo, e de novo...

Nessas horas a gente pensa em virar ambulante na praia....

Mas sabe...EU AMO o que eu faço e não troco por nada! Mentira! Troco por fotógrafa de revista de turismo, ou crítica gastronomica.

T amo sua galinha, e se vc disser que eu faço desenhinhos de novo juro que te agrido!

Ediléa Manique disse...

concordo em numero, genero e grau com nossa amiga viviana... sobre regularizão não temos pq não somos regulamentados ainda, pq os nossos governantes implantam leis desnecessárias e não percebem a necessidade de tais como a regulamentação dos designers.
Mas estamos batalhando a bastante tempo e não desistiremos, embora seja desestimulante vermos pessoas de nossa própria classe não se valorizar, esse que assim se comporta deveria ter feito artes visuais ou um curso qq no cdi.

O que der na telha disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
"qualquer curso no CDI" foi o melhor do comentário. man-ca-da mana! eu sei gente, é complicado mesmo!
o blog agradece pelas participações.